top of page
Foto do escritorAdilson Rodrigues

Empreender - Parte 5

Atualizado: 12 de set. de 2020



A diferença entre pilotar um Boeing e conduzir uma charrete.


Certa vez um amigo de longa data me procurou, todo entusiasmado, para falar da sua decisão em sair do emprego - diretor geral de um grande hipermercado e experiência em grandes empresas, por quase 20 anos, para montar um supermercado de bairro. Me perguntou o que eu achava da decisão dele.


Aff!!! Como sair dessa? O cara é meu amigo, competente em grandes empresas, mas nunca foi dono ou trabalhou em pequenas empresas familiares. Ouvi minha intuição, pois comecei bem debaixo, como empregado de pequenas e grandes empresas e depois como dono.

Eu disse a ele: você deveria começar fazendo um estágio em um pequeno negócio, ou começar com uma pequena padaria ou loja de conveniência, pois você está pegando todas suas economias e pagando parte desse supermercado de 400 m². Até hoje VOCÊ SEMPRE PILOTOU BOEINGS e AGORA TU VAIS CONDUZIR UMA CHARRETE. Não tens experiência com empresa pequena, com poucos recursos, onde você terá que fazer de tudo. Quando a charrete quebrar a roda VOCÊ VAI CHAMAR O MECÂNICO da Boeing para consertar a roda e aí terá que vender a charrete pra pagar o conserto da roda.

Ele ficou decepcionado comigo. Eu também fiquei triste em decepcionar o amigo, mas era minha convicção. FOI COMPROU E QUEBROU 8 MESES DEPOIS.

Ele não sabia pensar pequeno e resolver as coisas com simplicidade. A sua experiência era de ter a sua disposição técnicos, departamentos, e terceirizados para tudo. As grandes estratégias eram criadas pela grande empresa. A visão de conjunto de gestão dele era restrita ao operacional da grande loja. Não daria certo. NÃO DEU CERTO❗ Voltou para diretoria de um grande atacarejo onde está com sucesso até hoje.


Por Adilson Rodrigues


Imagens Google

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page